Faleceu Manuel Bento
Manuel Galrinho Bento faleceu na manhã desta quinta-feira, no Hospital do Barreiro, por doença súbita.O antigo internacional português, guarda-redes do Benfica durante 20 épocas, tinha 58 anos.
Nesta quarta-feira à noite, Bento tinha estado presente na Gala do 103.º aniversário do Benfica, no Casino Estoril, e por isso a notícia da morte do jogador surpreendeu tudo e todos.
O antigo jogador sentiu-se mal esta manhã e chegou ao Hospital do Barreiro já sem vida.
Quando nos tentamos lembrar de grandes guarda-redes, um dos primeiros nomes que surge imediatamente é o de Manuel Bento. O guardião teve uma carreira recheada de títulos, tendo conquistado ao serviço do Benfica oito campeonatos, seis Taças de Portugal e duas Supertaças. Na selecção nacional, foi internacional 63 vezes, destacando-se principalmente durante o Campeonato da Europa de 84.
Manuel Bento nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948 e desempenhava actualmente as funções de treinador de guarda-redes nos escalões de formação do Benfica.
O guardião começou nos infantis do Riachense, passando depois pelo clube da sua terra, o Goleganense, e pelo Barreirense, mais precisamente na época 1966/1967, chegando em 1972 ao clube da Luz, onde defendeu a baliza encarnada durante 20 anos.
Entre 1973 e 1976, Bento e José Henriques ainda alternaram a titularidade, mas a partir daí o Yashin da Golegã, como era conhecido entre alguns amigos, acabou por ficar como titular dos encarnados. Nesse mesmo ano, estreou-se na selecção nacional, mais precisamente na qualificação para o Mundial de 78 e manteve-se como internacional português até 1986.
Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas e pela grande capacidade de manter o sangue-frio em alturas decisivas dos jogos. A partida onde terá possivelmente realizado a melhor exibição foi nas meias-finais do Europeu de 84, num encontro em que Portugal perdeu com a França por 3-2.
Nota: Bento chegou a defrontar o Vitória F. C. Mindense
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home