ALCANENA-ONLINE    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


19 dezembro 2007

Nelson Évora em Alcanena



Com o intuito de motivar os jovens saltadores, Nélson Évora, campeão mundial do triplo salto, integrou hoje o estágio de juniores e sub-23 do sector de saltos da selecção portuguesa de atletismo, em Alcanena.

A visita à vila ribatejana da "referência" para os mais novos saltadores portugueses passou despercebida pela feira que decorria nas imediações do pavilhão municipal Carlos Calado.

Entre pregões oferecendo roupa com "as cores da moda", enquanto os comerciantes sacudiam água dos toldos e garantiam vender os artigos "ao preço da chuva", chegou o campeão do mundo de triplo salto, justificando a passagem, quase incógnita: "A mim ninguém me conhece".

No entanto, a chegada do atleta benfiquista ao pavilhão onde decorreu o treino matinal das selecções jovens do sector de saltos do atletismo, é considerada como "motivante" pelos atletas e técnicos. A "referência" vai treinar hoje e quinta-feira com os 20 seleccionados.

"O título (campeão do mundo de triplo salto) veio reforçar esse ponto de referência para os mais jovens, eu fico contente por isso e vim aqui dar o meu contributo para motivar e dar ânimo, porque devem ver que também por esta fase de construção e alguns também conseguirão", afirmou Nelson Évora.

De acordo com Nélson Évora, entre os 20 saltadores em estágio "há atletas bons", recordando que "alguns vão desistir por diversas razões" e salientando a importância de "chegarem a seniores com bons resultados, para bem do atletismo nacional".

"Temos de saber fazer a associação entre os estudos e a competição muito bem, de vez em quando temos de fazer escolhas, espero que eles façam as acertadas e mostrem aquilo que valem", frisou Nelson Évora.

Para Tânia António, 19 anos, do GRECAS, a conciliação da competição com os estudos "não é fácil", ressalvando que pratica "muitas modalidades" no curso que frequenta no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, lamentado a dificuldade em realizar "treinos técnicos" de salto à vara.

No entanto, a presença do campeão do mundo de triplo salto, no estágio que decorre até quinta-feira em Alcanena, com treinos à tarde em Alpiarça, devido à chuva, é para a saltadora de Aveiro "muito positivo", que aponta "a garra e o espírito de sacrifício" como caminhos para o sucesso.

Também o saltador em comprimento do Juventude Vidigalense João Alexandre, 17 anos, avaliou como "motivadora" a presença de Nelson Évora durante o treino físico da manhã no pavilhão municipal Carlos Calado, em Alcanena, ressalvando as diferenças de potencial.

"Quando ele (Nelson Évora) tinha a minha idade, comparando as marcas, já era muito bom", disse à Lusa João Alexandre, que regista facilidade em conciliar a frequência de um curso profissional com o atletismo se "for sempre escola, treino e casa".

Optimista está o seleccionador português do sector de saltos, José Barros, que perspectivou à Lusa "mais um ano muito positivo".
in "Infordesporto"