ALCANENA-ONLINE    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


14 outubro 2006

Motos - GP de Portugal 2006



Títulos de Moto GP e 250cc podem ser entregues, pela primeira vez, em Portugal
O Autódromo do Estoril pode decidir já este fim-de-semana os títulos mundiais de Moto GP e 250cc, com a realização do Grande Prémio de Portugal, penúltima prova do Campeonato do Mundo de velocidade. O circuito recebe pelo sétimo ano consecutivo os ases das duas rodas e pode consagrar pela primeira vez em Portugal um campeão do Mundo, cenário mais provável na categoria intermédia (250 cc), atendendo à considerável vantagem do espanhol Jorge Lorenzo (Aprilia), mas mais inverosímil em Moto GP.

Hayden vale-se da regularidade
Tirando algum partido da época conturbada do italiano Valentino Rossi (Yamaha), o norte-americano Nicky Hayden (Honda) instalou-se na liderança do campeonato de Moto GP, mas a recuperação do pentacampeão mundial da classe rainha encurtou a distância apenas para 12 pontos.
Hayden fez da regularidade a sua principal arma - venceu apenas duas corridas, apesar de ter pontuado em todas -, mas a possibilidade de conquistar no Estoril o primeiro ceptro da categoria principal encontra um obstáculo de peso no histórico do circuito. Afinal, esta etapa lusa do Mundial apenas conheceu três
vencedores em seis corridas de MotoGP: o "crónico" Rossi, o australiano Garry McCoy e o brasileiro Alex Barros, mas só o transalpino repetiu a dose, ostentando quatro triunfos consecutivos (entre 2001 e 2004).

Rossi não morre de amores pelo circuito português
Apesar de manifestar publicamente o desagrado que lhe motiva o traçado do Estoril, Rossi não tem grandes motivos para depreciar a pista portuguesa: nas duas vezes em que não subiu ao lugar mais alto do pódio, o piloto italiano terminou no segundo e terceiro lugares (2005 e 2000). Ao contrário de Hayden, o pentacampeão mundial venceu cinco corridas em 2006, mas não terminou três e isso pode custar-lhe o título já no Estoril: caso o norte-americano ganhe a corrida, Rossi está obrigado a terminar acima do quinto lugar para adiar a decisão para a última prova, em Espanha.

Casa Cheia
"O campeonato nunca esteve tão ao rubro, graças à fantástica recuperação de Valentino Rossi. Os espanhóis estarão cá em peso para festejar o segundo título mundial, em 250cc. Já em MotoGP, penso que não ficará ainda decidido, mas o Estoril será uma prova fundamental", comentou Jorge Viegas, presidente da Federação Nacional de Motociclismo (FNM).
Motivos que levam Jorge Viegas a esperar "casa cheia, algo na ordem dos 50.000 a 60.000 espectadores".

Qualificação
O Campeão do Mundo de MotoGP Valentino Rossi levou a melhor na sessão de Qualificação da categoria rainha disputada esta tarde com vista ao bwin.com Grande Prémio de Portugal de amanhã. depois de uma batalha titânica entre três dos candidatos ao ceptro.

Concentração Motard
Entretanto ao Estoril têm acorrido milhares de motociclistas. Foi preparado uma pista com um Km para as habituais e espectaculares habilidades exibicionistas e hoje à noite a diversão vai ser a Miss T-shirt molhada.
Info : www.circuito-estoril.pt