ALCANENA-ONLINE    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


04 maio 2007

A Lapa de Minde




Olha-me bem para o raio do miúdo!" O Paulo Cintrão, em riso largo, aponta a imagem a todo o ecrã que ele mesmo obteve num jogo de pré-escolas, do troféu Comendador José Gonçalves Pereira, em Pernes, pela Páscoa. O "raio do miúdo" é o central do Mindense, de azul. Frente aos "amarelos" do Atlético de Pernes, ele teve indicações rígidas para não largar, em caso algum, o avançado. E não largou. O Paulo, um dos bons relatores da rádio portuguesa, explica-me que a isto se chama defesa individual, um dos quatro métodos fundamentais do processo defensivo.

A opção estabelece a "lei" do um contra um (em que o defesa tenta impedir o atacante de receber a bola, idealmente sem a técnica de cotovelos do Ricardo Costa) e "proíbe" a falha defensiva individual. Vantagens: maior margem de anulação de avançados criativos, maior concentração táctica e desgaste do adversário. Mas um erro pode deitar tudo a perder.

No jogo de Pernes, a "lapa" do Mindense deve ter sido altamente eficaz, a avaliar pela preocupação do n.º 10. Mas esta eficácia "destruidora" não lhe garante, por si só, encómios futuros como os que Valdano prodigalizou, há dias, a Ricardo Carvalho. Ainda assim, um jogador faz o que o mister ordena.

Também Jose Enrique, o valenciano que o Villarreal foi buscar ao Celta, não deu um palmo a Messi, na recente deslocação do Barça ao estádio El Madrigal. Uma semana antes, Messi tinha deslumbrado o mundo com o golo de antologia ao Getafe. Mas Pellegrini, o técnico chileno do Villarreal (de cognome El Ingeniero na década e meia em que foi inesquecível zaguero do Universidad de Chile), chamou Jose Enrique e deu-lhe a táctica: "Terás de estar em cima dele." Veio nos jornais. E, sobre aquele de quem Valdano diz "não haver outro assim", não rezam os jornais uma linha sequer, após a vitória folgada do submarino amarelo. Mas sejamos justos. As crónicas desportivas também não dão a Jose Enrique, na manhã seguinte, a merecida glória. Os cronistas têm a mão presa a um senso comum com raízes. Por alguma razão se conta que, há mais de meio século, o treinador Pepe Samitier tenha dito a um dirigente do Barca: "Arranje dinheiro para contratar atacantes; que os defesas conseguem-se nas obras."

Arturo
Agora, os amantes do futebol retêm o nome de Arturo Vidal, a mais cara contratação de sempre no Chile. Aos 19 anos, acaba de assinar pelo Bayer Leverkussen e não está de modas: "Em 2 anos, serei o melhor defesa central do mundo." Que alguém como Valdano lhe pudesse gritar: "Calma, hombre!" E lhe falasse de Carvalho, de Terry. E de Pepe (que, a meu ver, é já o melhor).
Publicado no DN em 04.05.07, por Fernando Alves (jornalista)

6 Comments:

At 7/5/07, Anonymous Anónimo said...

o diario de noticias, ja relata alguna textos, sobre o futebol de formacao do vitoria, coisa que o blog vitoria m nao fez ate aos dias de hoje, este blog deveria chamar-se tudo menos vitoria...

 
At 8/5/07, Blogger PM said...

Este blog é feito por voluntários que tb têm a sua vida profissional. Se Vª Exª quiser colaborar ou entender que pode fazer melhor, esteja à vontade.
Nunca recebemos nenhum email seu a dar-nos conhecimento dessas notícias.

Para seu esclarecimento, já publicámos vários artigos e classificações do futebol juvenil e infantil do VFCM.

E já agora, caro anónimo, visto que tem a tesoura tão afiada, ganhe coragem e assine por baixo aquilo que escreve. Não dói e não custa nada.

 
At 8/5/07, Anonymous Anónimo said...

nao doi e nao custa pois ai vai..... quantos textos ja foram publicados sobre sporting, porto, ou benfica..... e sobre o vitoria.... porque nao o blog dos grandes

 
At 21/5/07, Anonymous Anónimo said...

A direcção do vitoria que so faz brilharetes quando arranja comissões que lhes tratam dos diversos grupos não pode dar mais informações?

Assim é facil aparecerem como os grandes obreiros do vitoria á custa do trabalho dos voluntarios que tomam conta dos miudos !!!!!!!

É só cagança !!!!!!! Até parece que foram eles que fizeram a zona desportiva !!!!!!

 
At 22/5/07, Anonymous Anónimo said...

eu sou completamente neutro quanto a isto, o k eu sei e que quem edita um blog e responsavel por ele, sera que o sr. micaelo, pediu a direccao do vitoria para ter este blog??? acho que se pedisse a direccao tinha todo o interesse em ajudar, pois e noticia que o belenenses vai a final da taca, e nao e noticia que os juniores do vitoria subiram de divisao, desculpem-me mas este nome esta mal atribuido.... deveria chamar-se blog liga betadine ou liga bwin.... como preferirem

 
At 23/5/07, Blogger PM said...

O PM não pediu autorização a ninguém.
Foram alguns directores da secção de futsal que me pediram para colaborar.
Como o campeonato do futsal está parado, há pouco para dizer, o meu tempo tb não é muito, e agora estou mais virado para a música.

Faço esta blog (e mais 9) por carolice e só posso noticiar aquilo que sei.

Por mais de uma vez já aqui apelei para que houvesse alguém ligado ao VFCM que quisesse colaborar, mas pelos vistos...

O caro anónimo que tanto sabe maldizer, poderia oferecer-se para tal. Talvez assim prestasse um serviço útil.

Conversa hà muita. Acção é que eu tenho visto pouca.

 

Enviar um comentário

<< Home